VOLTAR

Povo Guarani se encontra no Rio para fortalecer cultura indígena

Radioagência Nacional/EBC - www.radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Dylan Araújo
26 de Abr de 2015

Centenas de indígenas da etnia Guarani se encontraram, neste sábado (25), na Aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá, na região metropolitana do Rio. Músicas, danças, artesanato e comidas típicas foram as principais atrações para o público, no evento promovido pela prefeitura da cidade. Índios Guaranis dos municípios de São Paulo, Santa Catarina e Angra dos Reis foram recebidos pelas 18 famílias da aldeia anfitriã, que se estabeleceu em Maricá desde 2013.

A pajé da aldeia Mata Bonita, Lídia Nunes, ou Arapossis, no guarani, contou que o evento é uma oportunidade de reencontrar outros guaranis e preservar a cultura das famílias.

A maior parte das atividades do fim de semana foi aberta à participação do público. O coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cristino Machado, afirmou que os guaranis que vivem em Maricá mantém um bom relacionamento com a população local.

Já o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Mauro Alemão, contou que o principal objetivo é permitir que os indígenas consigam viver ao seu modo, mas sem deixar de receber a atenção básica necessária.

De acordo com a prefeitura, desde fevereiro, um grupo de crianças guaranis são alfabetizadas na aldeia por professores indígenas, formados em língua portuguesa e no idioma guarani.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-04/indios-de-tr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.