VOLTAR

Posto da Funai é metralhado

O Estado de S.Paulo (São Paulo - SP)
26 de Mai de 1976

O investigador Antônio de Oliveira e o inspetor Eloi Vieira Lúcio, disfarçados de agentes da polícia federal e alegando estar apurando denúncias sobre uma possível resistência armada por parte dos indígenas Xakriabá, invadiram o posto indígena da Funai, onde procuraram por armas em todas as dependências, e metralharam a porta. A denúncia já foi levada à Delegacia Regional da Funai pelo chefe do posto, que foi preso pelos invasores horas antes. Segundo ele, a invasão se originou de um atrito entre um indígena doente que tentava chegar à Itacarambi onde receberia tratamento médico e dois fazendeiros que levantaram cercas e impediram sua passagem.
Além disso, a notícia traz as denúncias do cacique Raoni, da etnia Kayapó Metyktire, que afirma que os indígenas ficarão em pé de guerra com os fazendeiros pecuarista de São Paulo que invadem sua terra, no Jarina, caso nada seja feito para anular as ameaças feitas por parte destes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.