VOLTAR

Pós-Graduação para estudantes indígenas

Site do ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
17 de Jul de 2001

A iniciativa da Fundação Ford é pioneira e vai selecionar,
inicialmente, pessoas de grupos indígenas
do México e da Guatemala.

Em conjunto com organismo nacionais de cerca de 30 países de todo o mundo, a Fundação Ford lançou em junho dois programas destinados a beneficiar estudantes de grupos sociais cujo acesso à educação superior é limitado. Um é o Programa de Bolsas de Pós-Graduação para estudantes indígenas e o outro é o Programa de Apoio à Universidade para estudantes indígenas, ambos contidos no Programa Internacional de Bolsas daquela instituição.

Em 2001 e 2002, o programa estará voltado para cidadãos e cidadãs indígenas do México e da Guatemala, interessados em fazer mestrado ou doutoramento - no próprio México ou em outros países. A partir de 2003, o programa será estendido para a América Central.

O objetivo é formar pesquisadores e profissionais indígenas de alto nível, que possam participar ativamente na busca de soluções para o desenvolvimento de novos campos de conhecimento e comprometer-se com a melhora das condições sociais e econômicas da população indígena. A expectativa é que eles possam se tornar líderes em suas respectivas áreas de estudo e contribuir diretamente para a resolução de problemas concretos de suas comunidades de origem.

Os cursos duram três anos em média e as áreas de estudo que merecem destaque são: desenvolvimento agropecuário, rural e industrial; engenharias; ecologia e meio ambiente; medicina e saúde pública; educação, comunicação, arte e cultura; antropologia, história e linguística; direitos humanos, cooperação internacional, governo e sociedade civil; economia e administração pública.

O Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social (CIESAS), sediado no México, e o Centro de Pesquisas Regionais da Mesoamérica, com sede na Guatemala, ambas instituições de reconhecido prestígio acadêmico foram escolhidas pela Fundação Ford para coordenar os programas, por sua tradição e estreito relacionamento com as questões que envolvem as populações indígenas.
Requisitos
Os interessados devem pertencer a um grupo indígena, possuir grau acadêmico (bacharelado)ou título profissional; ter experiência em serviço comunitário e ter o propósito de permanecer no México ao concluir os estudos.
As inscrições para se candidatar à seleção começaram em 2 de julho e se encerram em 12 de setembro. Os cursos estão previstos para começar no outono de 2002.
Outras informações podem ser obtidas no site www.ciesas.edu.mx ou pelo e-mail pibi@juarez.ciesas.edu.mx

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.