VOLTAR

Portaria federal impede mudança da Funai de Bauru para o litoral paulista

Jornal Bom Dia Bauru
08 de Abr de 2008

A administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) não vai mais sair de Bauru. A mudança para o litoral era prevista desde 7 de dezembro de 2007, mas a portaria federal 265, de 24 de março de 2008, revogou a anterior. As informações são da assessoria de comunicação da Funai em Brasília.

Bauru passa novamente a gerenciar, mesmo sem administrador no cargo, 37 aldeias no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, são 3,5 mil índios sob responsabilidade da fundação, inaugurada na cidade em agosto de 1977. Na região, são cerca de 1 mil índios em em Avaí, Braúna e Arco-Íris. Segundo o índio Paulinho Terena, vereador em Avaí pelo PSB, essa foi uma "vitória" pelo Dia do Índio, comemorado no próximo dia 19.

Segundo ele, no dia 10 caciques de todo o Estado devem estar em Avaí para discutir escolher um nome para indicar como administrador em Bauru.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.