VOLTAR

'Por que discutir Chico Mendes agora?'

O Globo, Sociedade, p. 27
13 de Fev de 2019

Salles culpa 'esquerdopatas' ao ser criticado por afirmar que 'não é relevante conhecer Chico Mendes'
Ministro do Meio Ambiente disse em rede social que discussão seria uma 'coisa improdutiva'

RIO - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, usou uma rede social para rebater as críticas à sua declaração, feita na noite desta segunda-feira, de que não é relevante conhecer Chico Mendes , reconhecido internacionalmente como defensor da Floresta Amazônica.

"No campo dos esquerdopatas tudo é pretexto para não trabalhar. Quando disse que não achava relevante ficar discutindo opinião sobre Chico Mendes era justamente para evitar gastar energia com coisas improdutivas...", escreveu Salles no Twitter.

O ministro havia sido questionado no programa "Roda Viva", da TV Cultura, sua opinião sobre Chico Mendes. Salles afirmou que escutava histórias de "todo lado". Segundo Salles, os ambientalistas enaltecem o seringueiro, enquanto representantes do agronegócio o acusam de manipular outros trabalhadores. Em entrevista ao blog de Bernardo Mello Franco, Salles afirmou que "o pessoal do agro, que conhece a região, diz que ele (Chico Mendes) era grileiro" .

À noite, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Chico Mendes "faz parte da história do Brasil na defesa do meio ambiente" . Mourão, porém, não quis comentar as declarações de Salles.

Ex-ministra do Meio Ambiente e sua aliada no ativismo ambiental no Acre na década de 1980, Marina Silva afirmou que Salles "não sabe da relevância do Chico Mendes por motivos óbvios: não é ambientalista e é desinformado" .

Ao blog Politicando, do GLOBO, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira afirmou que Salles foi "arrogante" quando disse que não sabia quem era Chico Mendes.

"Muito possivelmente, o ministro tenha uma interpretacão própria da história moderna do Acre. Mas ele não a revelou. A história oficial continua considerando Chico Mendes um mártir na defesa da Amazônia".

O Globo, 13/02/2019, Sociedade, p. 27

https://oglobo.globo.com/sociedade/salles-culpa-esquerdopatas-ao-ser-cr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.