VOLTAR

Populações marinhas podem entrar em colapso em 2048

OESP, Vida, p. A16
03 de Nov de 2006

Populações marinhas podem entrar em colapso em 2048
Declínio da biodiversidade está relacionado à pesca predatória e poluição

Reuters

As populações de peixes e outros animais marinhos, como os moluscos, vão entrar em colapso em 2048 se a tendência de pesca e destruição de hábitats continuar no mesmo ritmo. O resultado pode ser a drástica diminuição da quantidade de comida para os seres humanos.

Uma análise de levantamentos científicos feitos desde os anos 60 e dos registros históricos de um período de mais de mil anos mostraram que a biodiversidade marinha - formada por peixes, crustáceos, pássaros, plantas e microorganismos - diminuiu dramaticamente, com 29% das espécies já em colapso.

Os cientistas calculam que em 2048 praticamente toda vida marinha deve estar na mesma situação, diminuindo 90%.

'Isso se aplica a espécies, como ostras, atum e peixes-espada', afirma Boris Worm, da Universidade de Dalhousie, no Estado canadense da Nova Escócia , coordenador do estudo publicado na mais recente edição da revista Science.

Mamíferos marinhos, como focas, baleias assassinas e golfinhos, também serão afetados. 'Se observarmos as pesquisas e estudos sobre todo o universo oceânico, vemos o mesmo cenário', diz Worm. 'Perdendo espécies, perdemos produtividade e estabilidade dos ecossistemas.' O pesquisador afirma ter ficado espantado com a tendência apontada pelo estudo.

Worm adverte que com as espécies em colapso, o oceano ficará mais fraco e menos preparado para se recuperar dos efeitos do aquecimento global, da poluição e da exploração excessiva. O declínio da biodiversidade marinha está largamente relacionado com a pesca predatória e destruição do meio ambiente. 'Essa perda da biodiversidade deixa os ecossistemas oceânicos mais vulneráveis', afirma o pesquisador.

Ele compara a diversidade do ambiente marinho com a diversificação dos investimentos financeiros. 'Com diversificação, eventuais perdas não têm tanto impacto.'

'Essa pesquisa mostra que teremos poucos sítios de pesca viáveis em 2050', diz o editor internacional da Science, Andrew Sugden. 'Isso funciona também para mostrar que ainda não é tarde para agir.'

Para recuperar áreas afetadas, reservas de vida marinha e zonas de pesca proibida precisam ser planejadas, sugerem Worm e outros autores do estudo.

Além dos benefícios para as comunidades costeiras, onde a pesca é uma indústria de importância crítica, há benefícios ambientais em reconstruir a biodiversidade marinha, afirmam os cientistas. 'Isso prova a eficiência de projetos como o Georges Bank, no litoral americano.'

Costas com ecossistemas afetados pela pesca excessiva são vulneráveis a espécies invasivas, surtos de doenças, enchentes e aumento da quantidade de algas.

De acordo com os pesquisadores, certos tipos de cultura aquática, como o tradicional cultivo chinês de carpas, usando vegetais descartados, também podem ser benéficas. Entretanto, fazendas marinhas que têm como alvo a criação de espécie de peixes carnívoros são menos eficientes.

OESP, 03/11/2006, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.