VOLTAR

Populações indígenas do Brasil discutirão a Educação Escolar de suas aldeias

Coiab - www.coiab.com.br
02 de Dez de 2008

Sob o tema "Política de Educação Escolar Indígena do Estado Brasileiro" é prevista para setembro de 2009, a 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. O evento terá como objetivo avaliar a política de educação voltada para os povos indígenas nas últimas duas décadas, discutir novas diretrizes e apontar novos rumos para a educação indígena nos próximos anos.

Na avaliação do coordenador da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, Gersen dos Santos Luciano Baniwa, a proposta será realizar as conferências de acordo com a Convenção 169 da OIT, instrumento que ressalta a participação dos povos indígenas em decisões que os afetam. "A conferência nacional é uma antiga reivindicação das lideranças indígenas, que o Mec realizará agora", comenta.

Para preparação da Conferência Nacional, foram programadas conferências Locais (com participação das escolas e comunidades indígenas), respeitando as diversidades de cada povo; e Regional, que reunirá povos de acordo com seus territórios étnicos. Um dos principais objetivos das conferências locais e regionais será permitir a participação da comunidade, aldeias, professores, caciques, lideranças, estudantes e pais para discutirem em conjunto a educação.

Estão previstas 18 Conferenciais Regionais preparatórias em todo o país. A primeira será realizado no Alto Rio Negro, do dia 16 a 18 de dezembro, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). O lançamento das Conferências, acontece hoje (02/12) às 16hs em Brasília.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.