VOLTAR

População indígena do País cresce 3,5% ao ano

O Povo - Fortaleza - CE
29 de Mar de 2001

Os índios nacionais representam cerca de 350 mil pessoas, ou 0,2 por cento da população. Mas das 216 etnias indígenas reconhecidas no País, 12 estão em extinção, com uma população reduzida entre 38 e até dois indivíduos.

A população indígena brasileira, nos últimos cinco anos, cresceu em um ritmo de 3,5 por cento ao ano, muito mais do que a média de 1,6 por cento estimada para os habitantes em geral do País. Representam cerca de 350 mil pessoas, ou 0,2 por cento da população. Mas conseguiram avançar no reconhecimento oficial de suas terras e têm o usufruto exclusivo de áreas que, somadas, equivalem a 12 por cento do território nacional. Essas informações constam do livro Povos Indígenas no Brasil 1996/2000, que será lançado pelo Instituto Socioambiental (Isa), no dia 2 de abril, em São Paulo. A publicação faz parte de uma série iniciada em 1980 e revela o que aconteceu com os índios brasileiros entre 1996 e 2000. O trabalho foi elaborado por uma equipe de pesquisadores, coordenada pela antropóloga Fany Ricardo, além de mais de 200 colaboradores voluntários. O conteúdo geral da edição, de 832 páginas, é otimista. Mas, embora a população esteja crescendo, a diversidade de povos oscila. Das 216 etnias indígenas contemporâneas no Brasil, 12 estão em extinção, com população reduzida entre 38 e até dois indivíduos. O conteúdo de Povos Indígenas no Brasil traz, divididas por região, informações sobre a situação jurídica e de fato de cada uma das terras indígenas, incluindo demografia, línguas e conflitos, como a construção de hidrelétricas, interesses mineradores, garimpos, construção de estradas, grandes projetos governamentais e criação de unidades de conservação, que acabam impactando a vida dos índios. Mas também legislação e direitos. Um capítulo especial foi dedicado aos 500 Anos do Descobrimento e os conflitos com os índios durante as comemorações oficiais em Porto Seguro (BA), considerado um dos fatos mais marcantes dos últimos cinco anos em relação aos índios. ``Foi um episódio excludente e antidemocrático. O governo de Fernando Henrique Cardoso é campeão em demarcação e tem uma política interessante de saúde e educação indígenas. Mas isso foi obscurecido pela comemoração dos 500 anos'' - disse Ricardo. Povos Indígenas no Brasil 1996/2000, Instituto Socioambiental, preço R$ 52,00. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.socioambiental.org.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.