VOLTAR

Pólo de Saúde atenderá 2,4 mil Xerentes

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Emerson Alencar
10 de Jul de 2002

Os cerca de 2,4 mil índios da comunidade Xerente no Tocantins estão recebendo hoje a nova instalação do Pólo Base de Saúde. Com sede em Tocantínia, os dois médicos, dois dentistas e seis enfermeiras, que estarão trabalhando no Pólo, terão a responsabilidade de atender gratuitamente as 34 aldeias Xerente do Estado.

A cerimônia de implantação do novo Pólo Base de Saúde tem início logo pela manhã, às 9 horas. O cacique João Paulino Sakrbe Xerente abrirá o evento, que terá também a apresentação de rituais indígenas e o início do atendimento dentário aos Xerentes.

Há aproximadamente três anos em funcionamento, o Pólo recebeu uma reforma, ampliando o quadro estrutural e hoje chega a fazer 40 atendimentos diários, em média, segundo o presidente da Associação Indígena Xerente (AIX), Márcio Sromne Marinho Xerente.

No Pólo Base, são prestados os serviços básicos de saúde, como emergências, consultas médicas e o fornecimento de medicamentos, conforme informou o presidente da AIX.

Para reformar, comprar equipamentos e aumentar a estrutura de atendimento do Pólo Base de Saúde, a AIX recebeu uma verba de R$ 913 mil do Fundo Nacional de Saúde (Funasa). "Essa alternativa fez com que nós tivéssemos maior êxito na prestação de atendimento à saúde do índio", comentou Márcio Xerente.

Projetos
Com o aumento na capacidade estrutural do Pólo, novos projetos de prevenção a doenças serão implantados nas comunidades Xerentes, de acordo com o presidente da AIX. "Estamos com programas de vacinação contra tétano e queremos ampliar esse tipo de serviço", confirmou.

E o atendimento desses projetos se estenderá também pelas 34 comunidades. O Pólo Base de Saúde terá duas equipes de médicos, sendo que uma dessas percorrerá semanalmente as aldeias Xerente na região de Tocantínia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.