VOLTAR

Política Indígena é tema de reunião do Banco Mundial

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
15 de Out de 2002

Para ouvir representantes indígenas sobre as políticas propostas pelo Banco Mundial, o organismo realizará, na próxima quinta e sexta-feira (17 e 18), em sua sede em Washington, uma mesa redonda. O advogado Wilmar Guarani, coordenador de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai (CGDDI) foi o indígena brasileiro indicado para participar da discussão. Além de Wilmar, outros três advogados indígenas latino-americanos estarão presentes.

Segundo Wilmar, que viaja hoje (15) para Washington, a discussão foi proposta pelos indígenas em março deste ano, durante a Declaração Americana dos Povos Indígenas, realizada na mesma capital. O objetivo é ouvir representantes indígenas sobre os projetos apoiados pelo Banco Mundial para assegurar o processo de desenvolvimento, respeitando a dignidade, as diferenças culturais e garantindo a preservação das florestas.

A indicação do nome de Wilmar Guarani foi aceita pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.