VOLTAR

Polícia prende grupo acusado de desmatamento ilegal em Londrina

Bem Paraná - http://www.bemparana.com.br/
12 de Set de 2013

Policiais da Segunda Companhia de Polícia Militar Ambiental, prendermam um grupo acusado de desmatamento ilegal em zona de preservação permanente nas margens do rio Tibagi, na zona rural de Londrina, próximo ao distrito da Maravilha.

Após denúncias anônimas, a polícia chegou no local e flagrou um homem de 43 anos que fazia a retirada de pranchas de madeira de dentro de um pequeno barco.

Imediatamente a equipe fez a abordagem do suspeito que relatou que ele e outros homens faziam a retirada desta madeira a alguns minutos rio abaixo e que naquele local armazenavam as madeiras para depois retira-la com veículos, ainda informou que seus companheiros estariam no interior da mata derrubando arvores e fazendo a retirada da madeira, mas que teriam uma autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Os policiais solicitaram a referida autorização e constataram que o documento seria para a retirada de madeira do leito do rio, de arvores que atrapalham a navegação de barcos mas na abordagem a equipe constatou que as arvores abatidas estavam dentro de área de mata ciliar, dentro da área de preservação ambiental e nenhuma arvore abatida tinha sequer sinais de ter sido exposta à água.

Em seguida, os policiais deslocaram-se de barco por cerca de cinco quilômetros deste local inicial de abordagem ate o local de abate das arvores e corte da madeiras.

Depois de realizado o deslocamento de aproximadamente 20 minutos de barco até o local onde mais dois homens cortavam uma árvore que havia sido derrubada naquele instante e estava derrubada no chão, todo este trabalho estava acontecendo dentro de área de preservação permanente, com uso de motosserras sendo identificado dois homens um de 40 e outro de 45 anos de idade trabalhando no corte, e um terceiro homem de 51 anos de idade, que se apresentou como sendo o patrão dos outros três.

A equipe verificou do local e constatou que estava sendo realizada a retirada da madeira dentro da área de preservação sem autorização, e que algumas árvores haviam sido derrubadas e não seriam então provenientes do rio, tampouco atrapalhavam o trafego do rio.

Diante da situação foi dada voz de prisão em flagrante delito aos quatro homens e realizada a apreensão das motosserras do material usado na extração da madeira, do barco utilizado no transporte, da madeira localizada e ainda de um veículo utilizado pelos infratores, e tudo foi encaminhado à delegacia do sexto distrito policial de Londrina, onde foram autuados em flagrante delito pelo corte de arvores nativas em área de preservação permanente.

http://www.bemparana.com.br/noticia/276649/policia-prende-grupo-acusado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.