VOLTAR

Policia liberta da escravidao 50 trabalhadores

O Globo, O Pais, p.11
27 de Ago de 2004

Polícia liberta da escravidão 50 trabalhadores
BELÉM. Cinqüenta trabalhadores, incluindo uma criança de 12 anos, que estavam sendo mantidos em regime de escravidão foram resgatados pela Polícia Federal e pelo Grupo de Fiscalização do Trabalho Rural da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na Fazenda Mandacaru, entre os municípios de Paragominas e Tomé Açu, no nordeste do Pará. O proprietário da fazenda, Raimundo Nonato Nogueira, teve de pagar indenizações trabalhistas no total de R$ 71 mil.
Durante a operação, a fiscalização interditou a Fazenda Mandacaru e providenciou a retirada dos trabalhadores. Eles trabalhavam em condições degradantes e sem equipamentos de proteção. Além disso, não dispunham de alojamentos, banheiros e água potável.
Policiais levaram um dia para chegar à fazenda
Os trabalhadores foram encontrados só na noite de terça-feira, após quase um dia inteiro que a equipe levou para chegar até a fazenda. A situação dos trabalhadores era idêntica a de outros resgatados. Trabalhadores sem carteira assinada, e que já chegam devendo ao local de trabalho, pois precisam pagar as ferramentas utilizadas no trabalho e a comida. No primeiro semestre deste ano, já foram libertados 1.051 trabalhadores escravos em todo o país. Destes, quase metade foi no Pará. Ao todo, foram lavrados mais de 135 autos de infrações.

O Globo, 27/08/2004, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.