VOLTAR

Polícia Federal apreende 3 quilos de diamantes em Roraima

A Crítica-Manaus-AM
01 de Mar de 2002

A Polícia Federal de Roraima apreendeu ontem de madrugada, na fronteira do Brasil com a Guiana, um contrabando de três quilos de diamantes que teriam sido extraídos ilegalmente da reserva indígena Raposa Serra do Sol. O minério, com alto teor de pureza, foi encontrado em poder do garimpeiro maranhense Teófilo Pires Neto, 43, que já tem outras passagens pela polícia pelo mesmo crime.
Os diamantes, avaliados em mais de US$ 1 milhão, estavam sendo contrabandeados do Brasil para a Guiana, onde seriam comercializados. A apreensão foi feita durante a realização da operação que a Polícia Federal vem realizando em pontos estratégicos das fronteiras brasileiras para deter o tráfico internacional de armas e drogas. Na operação também foram apreendidos US$ 480 em mercadorias eletroeletrônicas que estavam sendo contrabandeadas da Guiana para o Brasil.
O garimpeiro Teófilo foi preso num trecho entre o Município roraimense de Bonfim e a faixa de fronteira da Guiana. Apesar de o acusado afirmar que os diamantes são seus, produto de muitos meses de extração do minério na reserva indígena dos macuxis, os policiais federais desconfiam que ele seja apenas "mula" (pessoa que transporta o produto contrabandeado até seu destino final).
A suspeita é reforçada pelo fato de que Teófilo já foi preso outras duas vezes transportando diamantes na mesma região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.