VOLTAR

Polícia do PA abre novas apurações no caso Dorothy

FSP, Poder, p. A14
20 de Nov de 2012

Polícia do PA abre novas apurações no caso Dorothy
Objetivo é investigar envolvimento de delegado com a morte da missionária
Suspeita é que Marcelo Luz tenha cedido arma utilizada no crime, em 2005; o delegado nega participação na morte

Aguirre Talento

A Polícia Civil do Pará abriu duas investigações para apurar o suposto envolvimento de um delegado na morte da missionária Dorothy Stang, em 2005.
O objetivo é descobrir se Marcelo Luz, á época delegado de Anapu (766 km de Belém), município onde a religiosa foi morta, forneceu a arma que foi usada no crime.
A polícia quer saber também se Luz cobrava propina dos fazendeiros para expulsar agricultores que invadiam propriedades da região.
Em entrevista à Folha, publicada ontem, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado como mandante da morte, afirmou que o delegado lhe pediu R$ 10 mil em troca da proteção de sua propriedade contra invasores ligados à Dorothy.
As informações sobre o suposto envolvimento do delegado só vieram a público neste ano e, por isso, no fim de agosto, a polícia abriu as investigações. Ambas tiveram seus prazos prorrogados.
Uma das investigações corre no âmbito administrativo, que pode acarretar punições na corporação. Outra investigação é policial, que pode resultar em denúncia contra o delegado na Justiça.
Marcelo Luz atualmente está lotado na delegacia de Viseu (307 km de Belém).
A assessoria da Polícia Civil diz que o delegado não se pronuncia sobre o caso. Anteriormente, ele já havia negado essas acusações.
A origem da arma que matou Dorothy, um revólver calibre 38, é uma das lacunas do caso. A PF descobriu que ela foi comprada em uma loja de armas em Alagoas, mas não conseguiu rastrear como a arma chegou até Anapu.
A arma foi usada por Rayfran das Neves Sales para dar seis tiros à queima-roupa na missionária. Ele confessou o crime, em coautoria com Clodoaldo Batista. Ambos foram condenados.
Rayfran trabalhava para o fazendeiro Amair Feijoli, conhecido como Tato. As terras de Tato eram visadas por Dorothy para serem transformadas em assentamento rural. Tato confessou ter dado a arma usada por Rayfran.
O que faltou descobrir foi como essa arma chegou a Tato. Em março, ele disse à revista "Época" que o delegado Marcelo Luz lhe deu a arma para que se protegesse de invasões em sua terra.
Após a entrevista, o policial federal Fernando Raiol, que participou das investigações sobre o caso, registrou em cartório depoimento confirmando a história. Raiol disse ainda que Bida é inocente. A defesa do fazendeiro tenta anular sua condenação.

Ativistas descartam chance de anulação

O Comitê Dorothy Stang, grupo de ativistas que acompanha o caso da morte da missionária, diz não ver possibilidade de anulação do julgamento do fazendeiro Vitalmiro de Moura, o Bida.
Em entrevista publicada ontem na Folha, Bida disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) reverta sua condenação, já que as provas contra ele foram "forjadas".
Uma das bases desse pedido é o depoimento do policial federal Fernando Raiol, dado no mês passado à Justiça, dizendo que Bida é inocente.
"Não conseguimos entender por que esse policial federal veio falar isso só agora, passados quase oito anos do crime. Há uma incoerência", afirmou Luiza Virginia Moraes, representante do comitê.
Moraes afirma não ter dúvida de que Bida e Regivaldo Galvão, o Taradão, ordenaram o crime: "Dorothy sempre representou para eles uma ameaça".
Sobre a polêmica envolvendo a origem da arma, ela diz que isso pode mostrar que havia também outras pessoas envolvidas.
O advogado Arnaldo Lopes, que defende Bida, pediu ao STF que julgue ainda neste ano um habeas corpus a favor de seu cliente. Ainda não há uma resposta ao pedido.
O habeas corpus diz que Bida teve a defesa cerceada no júri de sua condenação.
Como seu advogado da época, Eduardo Imbiriba, desistiu de defendê-lo no julgamento, o juiz deu dez dias para que defensores públicos tomassem conhecimento do processo e defendessem Bida. Os defensores afirmaram que não tiveram tempo de ler os 26 volumes do processo.

FSP, 20/11/2012, Poder, p. A14

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/79026-policia-do-pa-abre-novas-a…

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/79027-ativistas-descartam-chance…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.