VOLTAR

Pólen de abelha nativa Tupyguá chega ao Mercado de Pinheiros

OESP, Paladar, p. D3
28 de jun de 2018

Pólen de abelha nativa Tupyguá chega ao Mercado de Pinheiros
Envasado por índios de Aracruz (ES), pólen já vinha sendo usado por chefs e chega ao varejo pela primeira vez; no sábado (30) haverá degustação gratuita

27 junho 2018 | 20:41por Ana Paula Boni

O pólen Tupyguá, envasado por índios tupiniquins e guaranis em Aracruz (ES) e que já vinha sendo usado por muitos chefs da cidade, passou a ser vendido na semana passada no box Amazônia do Mercado de Pinheiros (tel. 3032-0875).
O produto, que foi alvo de uma reportagem de capa do Paladar no ano passado, vem sendo apreciado por nomes como Ivan Ralston (Tuju) por sua acidez e seu sabor característicos, que remetem a mostarda.
É vendido desidratado e granulado (R$ 41; 50g), depois de ter sido fermentado pelas próprias abelhas nativas em suas colônias, conta Jerônimo Villas-Bôas, especialista que trabalha para fortalecer as cadeias produtivas de abelhas nativas do Brasil.
Na cozinha, o pólen pode ser usado para aportar acidez em saladas, vinagrete e carnes, por exemplo. Vai bem temperando a maionese caseira também, como ensina Villas-Bôas.
Neste sábado (30), o box Amazônia aproveita um evento dos institutos Socioambiental e Atá (sobre biodiversidade) para promover uma degustação gratuita de preparos com o pólen Tupyguá.
SERVIÇO
Mercado de Pinheiros
R. Pedro Cristi, 89, box Amazônia
Degustação: dia 30/6, das 11h às 15h

OESP, 28/06/2018, Paladar, p. D3

https://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,polen-de-abelha-nativa-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.