VOLTAR

PM pode despejar militantes sem-terra de hidrelétrica hoje

OESP, Nacional, p. A10
14 de Mar de 2008

PM pode despejar militantes sem-terra de hidrelétrica hoje
Depois de várias tentativas, oficial de Justiça de Estreito consegue entregar ordem de desocupação

Roldão Arruda

A Polícia Militar do Maranhão deve efetuar hoje o despejo dos militantes da Via Campesina e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que ocupam desde terça-feira a principal via de acesso aos canteiros da obra da usina hidrelétrica de Estreito, na divisa entre Tocantins e Maranhão. Após várias tentativas frustradas, um oficial de Justiça de Estreito conseguiu localizar ontem os líderes da ocupação e entregar-lhes a ordem judicial para que deixem a área.
A ordem de reintegração de posse foi expedida na terça-feira pelo juiz Gilmar Everton Vale, de Estreito. Se os acampados se recusarem a deixar a área, a PM vai intervir. A obra é uma das mais importantes em andamento no País, na área de energia elétrica, e faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A usina deve começar a funcionar em 2010.
Ontem pela madrugada, a ocupação foi engrossada com a chegada de um grupo de índios apinajés, que vivem na região. Durante o dia, líderes indígenas, da Via Campesina e do MAB reuniram-se com procuradores do Ministério Público Federal para apresentar suas reivindicações.
Representantes do consórcio de empresas que constrói a usina foram convidados; mas não compareceram. Disseram que não negociam com invasores e que já existe uma decisão judicial a respeito do assunto.
Por outro lado, o delegado de polícia de Estreito, Antonio Gomes Pereira, confirmou a prisão de um funcionário do consórcio, o técnico em transportes Luiz Carlos Silva. Segundo o delegado, na noite de terça-feira ele fez vários disparos contra os acampados, atingindo um deles na perna. "Não conseguimos localizar a arma, mas temos testemunhas e provas de que ele foi o autor", disse Silva.
Além de manter o acampamento na usina, oMAB realizou ontem outras ações. De manhã, um grupo de manifestantes fez uma marcha pela Rodovia BR-428, em Pernambuco, para protestar contra a construção da Barragem de Riacho Seco, prevista no projeto da transposição do Rio São Francisco.
À tarde, em Florianópolis, outro grupo reuniu-se na sede da Centrais Elétricas de Santa Catarina para reivindicar a aplicação da chamada tarifa social, que permite descontos de até 65% na conta de luz de famílias que consomem até 160 kw/h.
Hoje, o MAB deve promover novas manifestações, para marcar o Dia Internacional de Luta Contra as Barragens.

OESP, 14/03/2008, Nacional, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.