VOLTAR

PM barra sem-terra na estrada de Porto Seguro

O Globo (Rio de Janeiro - RJ)
15 de Abr de 2000

Cerca de quatrocentos integrantes do MST foram detidos pela Polícia Militar em Itabuna, na Bahia, quando seguiam para participar de um protesto contra o massacre de Eldorado Carajás, uma das manifestações paralelas às comemorações dos 500 anos do país. Depois de serem barrados, os manifestantes decidiram bloquear a BR-101. Onze foram presos, entre eles dois estudantes espanhóis.
O presidente de honra do PT, Luiz Ignácio Lula da Silva, considerou a ação da PM um retorno à Ditadura Militar. Lula, além de informar que poderá desistir de comparecer às comemorações de aniversário do país, também acusou os governos federal e da Bahia pela tensão criada para impedir protestos de índios, sem-terra e negros.
Começou a ser esculpida uma estátua de um índio pelo artesão Nicácio de Jesus, numa clareira na mata, próxima à Coroa Vermelha.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.