VOLTAR

Plataforma reúne pesquisas sobre alimentação, saúde e territórios indígenas em RO e MT

G1 RO - g1.globo.com/ro
Autor: Ana Kézia Gomes
07 de Mai de 2022

Estão disponíveis gratuitamente documentários, livros e entrevistas sobre 13 povos originários.

Por Ana Kézia Gomes, g1 RO

07/05/2022 10h16

A plataforma "Memórias Indígenas" é um acervo digital sobre os saberes, histórias e cosmologia de 13 povos que vivem no estado de Rondônia e no noroeste de Mato Grosso.

O projeto foi feito por pesquisadores e indígenas, com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para divulgar pesquisas acadêmicas sobre os povos originários. Segundo a organização, a intenção é valorizar e fortalecer o registro dos saberes ancestrais e ampliar o acesso à pesquisa de estudantes, professores e comunidade em geral.

Navegando pela plataforma, o público pode assistir documentários, ler livros e ver entrevistas sobre diversos conteúdos, como:

formas de escrita,
alimentação de povos indígenas,
plantas de cura,
educação indígena,
pintura corporal,
territórios,
terras demarcadas,
mudanças climáticas e mais.

Um dos documentários disponíveis é sobre a alimentação povo Paiter Suruí. Ele mostra a produção da chicha desde a colheita do cará, o processo de limpeza, cozimento e finalização da bebida.

Criação e atualização
A plataforma foi lançada oficialmente em 2016. Mas em 2022 todo o conteúdo disponível passou por uma remodelação com ajuda de recursos da Lei Aldir Blanc, de apoio à cultura.

"O Projeto Memórias Indígenas, fortalece a representação destes povos, criando um território de conhecimento online, que apresenta aos não indígenas a rica diversidade dos povos que vivem no estado de Rondônia e noroeste de Mato Grosso", informou a organização.

Com a nova recomposição, a plataforma conta agora com informações sobre 13 povos indígenas, são eles:

Aikanã
Akuntsú
Djeoromitxi
Ikólóéhj Gavião
Guarasugwe
Karitiana
Kanoé
Karo - Arara
Makurap
Paiter Suruí
Pangyjej Zoró
Uru-Eu-Wau-Wau
Wayoró

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.