VOLTAR

Plantio de transgenico sera legal, diz ministro

FSP, Dinheiro, p.A10
30 de Set de 2004

Rodrigues (Agricultura) divulga nota para tranqüilizar sojicultor
Plantio de transgênico será legal, diz ministro
André Soliani
Da sucursal de Brasília
Um dia depois de o porta-voz da Presidência, André Singer, afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não editará uma medida provisória para autorizar o plantio de soja transgênica neste ano, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que o governo vai garantir a legalidade do cultivo de sementes geneticamente modificadas.
"O governo tem claro que é preciso haver uma referência legal. E haverá uma referência legal", disse o ministro, por meio de nota divulgada pela sua assessoria de imprensa. "Uma coisa é certa: o governo já garantiu a legalidade no ano passado e garantirá a legalidade neste ano."
Só existem duas possibilidades para o plantio legal da soja transgênica: ou o Congresso aprova o projeto de Lei de Biossegurança que está no Senado ou o governo edita uma nova medida provisória, algo que Singer diz que Lula não fará. Lula sabe que a edição da MP para a soja transgênica resultará em desgaste político, pois o próprio governo está dividido.
Rodrigues, na nota divulgada ontem, enfatizou que o governo ainda trabalha com a hipótese de o projeto de lei ser aprovado no Senado. O problema é que o texto terá de voltar para a Câmara, que deve rediscutir o conteúdo da legislação. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, certamente deseja mudar o projeto do Senado, que representa uma perda de poder para sua pasta.
"A expectativa é que o assunto se resolva normalmente dentro do Parlamento. A equipe política do Palácio do Planalto acredita ser possível aprovar no Senado, logo depois das eleições, antes de 10 de outubro, a lei que estava lá em discussão -e que não foi aprovada por uma pequena falha na organização da discussão. É nisso que o presidente Lula está apostando", disse o ministro.
Rodrigues, no entanto, deixa claro que a medida provisória não está totalmente descartada, caso o Congresso não aprove o projeto a tempo. O plantio da soja já começou e se intensificará nas próximas semanas.
O ministro manteve reuniões nesta semana com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e com o ministro de Coordenação Política, Aldo Rebelo, para tratar do assunto. Marina, por sua vez, tratou do tema com Lula.
"Essa que é a palavra de tranqüilidade que quero transmitir. O governo está atento e não permitirá que ninguém fique na ilegalidade, porque não há razão para isso", afirmou Rodrigues.
"No ano passado, fizemos uma ação para impedir isso e não há nenhuma razão para que não façamos também neste ano", completou o ministro, numa referência às duas medidas provisórias assinadas por Lula -uma que liberou a comercialização da soja geneticamente modificada plantada ilegalmente em 2002/2003 e outra que liberou o plantio e a comercialização na safra 2003/2004.
FSP, 30/09/2004, p. B10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.