VOLTAR

Plantio de semente de soja pirata sera liberado

GM, Agronegocio, p.B12
05 de Set de 2005

Plantio de semente de soja pirata será liberado
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, garantiu sexta-feira que "no mais tardar" até amanhã será publicado decreto presidencial autorizando mais uma vez o plantio de soja geneticamente modificada com sementes não-certificadas, produzidas pelos próprios agricultores. A informação foi dada durante a sessão de abertura da 28 Expointer, em Esteio (RS). A decisão atende a uma reivindicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) do Rio Grande do Sul.
A Fetag reclamava que o Banco do Brasil (BB) não estava liberando recursos do Pronaf para quem não apresentasse nota de procedência de semente certificada. A entidade, que representa cerca de 100 mil pequenos produtores, alegava não existir semente certificada em volume suficiente para atender a demanda no Rio Grande do Sul.
De acordo com cálculos da Fetag, apenas 10% das sementes disponíveis no estado têm certificação. Para o presidente da entidade, Ezídio Pinheiro, sem uma solução, os agricultores partiriam para a desobediência e plantariam com as sementes próprias de qualquer forma.

GM, 05/09/2005, p. B12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.