VOLTAR

Plantas transgênicas encontradas na natureza

O Globo, Ciência, p. 38
06 de Ago de 2010

Plantas transgênicas encontradas na natureza

Cientistas que trabalham em campo no estado americano de Dakota do Norte encontraram pela primeira vez evidências de que plantas alteradas geneticamente pelo homem - no caso, a canola - estão se estabelecendo na natureza, o que representa um risco para as espécies nativas, as culturas de plantas não alteradas e o ecossistema em geral. Espécies invasoras, tanto de plantas como de animais, podem levar ao desaparecimento de outras, seja por ocuparem os mesmos nichos ecológicos, numa concorrência direta, ou por predação, entre outros fatores.

Meredith G. Schafer, da Universidade do Arkansas, em conjunto com colegas da Universidade estadual de Dakota do Norte, da Universidade estadual da Califórnia e da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, estabeleceram faixas que somaram 5.400 quilômetros de estradas principais e vicinais em Dakota do Norte ao longo das quais colheram, fotografaram e testaram 406 amostras de canola. Os resultados - obtidos no início de julho e que serão apresentados hoje na 95ª reunião anual da Sociedade Ecológica da América, em Pittsburgh - mostram fortes evidências de que as plantas transgênicas escaparam das plantações e já se estabelecem fora dos campos cultivados.

Das 406 plantas coletadas, 347, ou 86%, deram positivo em testes para a presença das proteínas CP4 EPSPS ou PAT, ambas relacionadas à resistência a determinados herbicidas e introduzidas artificialmente nos vegetais.

- Também tivemos duas ocorrências de plantas com as duas alterações - conta Cynthia Sagers, da Universidade de Arkansas e uma das coautoras do estudo. - Variedades com múltiplos traços transgênicos ainda não foram lançadas comercialmente, então esta descoberta sugere que essas plantas estão se reproduzindo e se estabelecendo fora das áreas de plantio. Essas observações têm importantes implicações para a ecologia e gerenciamento de espécies nativas, assim como dos produtos biotecnológicos nos EUA - acrescenta.

O Globo, 06/08/2010, Ciência, p. 38

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.