VOLTAR

Plano de saneamento em áreas indígenas será tema de palestra

Folha de Boa Vista-RR
23 de Nov de 2001

O técnico responsável pelo Plano de Gestão de Saneamento em áreas indígenas da região, engenheiro Henrique Tremante de Castro, irá ministrar hoje, a partir das 11h30, no auditório da Acir (Associação Comercial e Industrial de Roraima), uma palestra para apresentar o plano às entidades governamentais, não-governamentais e à iniciativa privada.
A palestra será dividida em duas partes. Num primeiro momento as lideranças indígenas representantes da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), do CIR (Conselho Indígena de Roraima) e da etnia Toru Mã'u, do Alto Solimões (AM), vão contextualizar sobre o papel das Ongs (organizações não-governamentais).
Já a parte técnica será apresentada por Henrique Tremante. Segundo ele, o sistema de saneamento é discutido desde a extinta Sesp, hoje Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O sistema de saneamento, conforme ele, não funciona em grande parte das comunidades porque o modelo está defasado frente a outras ações de saúde que são desenvolvidas.
Entre os problemas, o técnico citou a definição melhor de uma política em nível governamental de saneamento, com relação às diferentes culturas das comunidades indígenas. Além disso, é preciso simplificar os métodos construtivos. "É necessário utilizar os recursos locais e tradicionais de cada comunidade", disse.
O plano traz várias propostas, como, por exemplo, projeto técnico contextualizado conforme a visão dos indígenas, desenvolvimento institucionalizado das Ongs, gestão e manutenção do sistema e capacitação das comunidades.
Inclui ainda o plano de controle e saneamento da água, planejamento participativo e parcerias com o governo ou iniciativa privada. "A finalidade principal é dar sustentabilidade ao sistema de saneamento para reduzir as doenças de veiculação hídrica, como diarréia, tifo e cólera, que em determinadas comunidades têm quadro agravante", disse Castro.
"Esperamos que os parceiros, principalmente a Funasa, atentem para o plano e nos ajude a implantá-lo", reforçou. O CIR será representado pelo vice-coordenador Norberto Cruz, pela Coiab e pelo líder indígena José Adalberto. O representante dos Toru Mã'u não poderá comparecer.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.