VOLTAR

Plano de Manejo para Unidade de Conservação é apresentado na Semades

SEMADES - http://semades.to.gov.br
Autor: Cleide Veloso
11 de out de 2012

Nesta quinta-feira, 11, estiveram reunidos representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), da Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão (Seplam), da Jica - Agência Japonesa de Cooperação Internacional, da Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins e do Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Félix, para participarem do workshop do Plano de Manejo do Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono.

O Plano de Manejo, que está em fase de elaboração, é um instrumento que define as áreas e as atividades produtivas, de conservação e de pesquisa que poderão acontecer na Unidade de Conservação (UC).

A apresentação da proposta inicial do Plano de Manejo à equipe técnica foi ministrada pelo consultor Renato Prado, que já no próximo sábado, 13, realizará a primeira Oficina de Elaboração do Plano de Manejo para a comunidade do município, em São Félix. "A elaboração do Plano de Manejo se divide em processos participativos. Hoje nos reunimos para dar um polimento técnico ao Plano. Posteriormente iremos apresentá-lo à comunidade, num encontro menos técnico, de caráter mais amplo, de opiniões, participação, contestação, uma vez que a gente não está indo com um documento acabado, pois a intenção é construirmos esse documento juntos. Esperamos então que a comunidade não deixe de participar e possa adensar as informações, com suas potencialidades e os conhecimentos que possuem da área", afirmou Renato.

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono

É a primeira unidade de conservação municipal de proteção integral do Estado. Com 1.665 hectares, está localizada em São Félix do Tocantins, um dos primeiros municípios a instituir o Sistema Municipal de Unidades de Conservação.

Além da Semades, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e a Jica - Agência Japonesa de Cooperação Internacional apoiaram a prefeitura de São Félix do Tocantins na criação do Monumento Natural.

http://semades.to.gov.br/noticia/plano-de-manejo-para-unidade-de-conser…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.