VOLTAR

Plano de Manejo está em análise na Seuma

O POVO - http://www.opovo.com.br/
Autor: Sara de Oliveira
26 de Nov de 2014

Minimizar impactos ambientais, potencializar a qualidade dos ecossistemas e recuperar áreas degradadas. Estes são os objetivos do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Dunas do Cocó. O documento, elaborado durante um ano, foi finalizado em outubro e está sendo analisado por técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para ser colocado em prática.

A expectativa é de que o plano da Arie possa desencadear a delimitação da poligonal do Parque do Cocó e a produção do plano de manejo de toda a Unidade de Conservação (UC).

A Arie compreende 15,2559 hectares e é limitada pelos bairros Aldeota, Papicu, Cidade 2000 e Dionísio Torres. Os principais impactos identificados no estudo foram desmatamento, aterros, impermeabilização do solo, canalização de riacho e bloqueio do fluxo superficial por uma cerca com base de alvenaria.

O coordenador do plano, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Jeovah Meireles, explica que o plano define as atividades que podem ser realizadas na Arie, os espaços que precisam ser recuperados e as áreas que devem concentrar visitação ou apenas pesquisa científica. "O plano é base para as ações da Seuma e para criação do conselho gestor, que vai fazer cumprir as sugestões feitas e atualizar o plano quando necessário", detalha o professor.

Jeovah destaca a importância de inserir a Arie em um mosaico de Unidades de Conservação. "Nós propusemos criar corredores ecológicos associados aos recursos hídricos para que se tenha uma gestão integrada". O mosaico englobaria seis UCs: Arie das Dunas, Parque e Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, APA do rio Pacoti, Parque Ecológico do Cocó, APA do rio Ceará e APA de Maranguape.

A polêmica sobre a regulamentação do Parque do Cocó, que exigirá plano de manejo específico, foi abordada em matéria publicada ontem pelo O POVO.

Para dar mais fluidez ao trânsito, a cerca que limita o parque está sendo recuada em até dois metros, na esquina da rua Israel Bezerra com a avenida Engenheiro Santana Júnior, nas proximidades dos viadutos.

As dunas do Cocó são classificadas como parabólicas. Sua forma simula a vogal U, geometria que é resultado da presença de água e de uma menor velocidade dos ventos.

Esse tipo de duna pode, através da sua forma, indicar previsões climáticas e mudanças do nível do mar.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/11/26/noticiasjornalco…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.