VOLTAR

Plano de Manejo é apresentado para o Conselho da APA Costa Brava

Click Camboriú - https://www.clickcamboriu.com.br/
Autor: Redação Click Camboriú
18 de Abr de 2019

Plano de Manejo é apresentado para o Conselho da APA Costa Brava
18 de abril de 2019

A apresentação foi feita pela pela empresa Ecolibra, contratada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público de Santa Catarina

Para ocupar de forma sustentável a região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, foi apresentado na noite desta quarta-feira, 17.abr.2019, o plano de manejo para o Conselho Gestor da APA Costa Brava. A apresentação foi feita pela pela empresa Ecolibra, contratada por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) feito pelo Ministério Público de Santa Catarina, com uma empresa de construção civil da região.

No plano de manejo apresentado foram feitos o diagnóstico da área, que consistiu em uma pesquisa na região, onde foram analisadas características climáticas, demográficas, geológicas e hidrológicas. Também foram feitos o zoneamento, delimitando áreas protegidas, de pesquisa e para construir. Além disso, também foram apresentados programas de ação para a região.

"O estudo do diagnóstico para construirmos esse plano de manejo iniciou em 2015 e entregamos a primeira vez para o comitê anterior em 2016. Em 2017, foi refeito com o auxílio do antigo comitê, onde nos reunimos diversas vezes para termos esse resultado ocupando os espaços sempre de forma sustentável. Esse plano de manejo é apenas uma proposta para que o novo comitê não comece do zero", explicou o gerente de projetos do Ecolibra, Fabrício Nihues.

Segundo o presidente do Conselho Gestor da APA Costa Brava e secretário de meio Ambiente, Ike Gevaerd, a intenção é reunir os técnicos para definir o melhor cenário para a região. "O próximo passo a ser dado será a análise das proposta de zoneamento que já foram elaboradas, pois além do trabalho da Ecolibra, existem outros que envolveram a participação de técnicos especialistas na área de planejamento urbano e meio ambiente. O atual plano diretor também deverá ser analisado juntamente com os técnicos da Secretaria do Planejamento. Com isso chegarmos a uma proposta ideal, respeitando as leis e ouvindo todos os segmentos da comunidade que se interessam por um real e correto desenvolvimento socioambiental para aquela região", comentou.

A APA

De acordo com a Lei Municipal no 1985, de 2000, a APA Costa Brava é constituída pela área delimitada ao norte e leste pelo Oceano Atlântico, ao oeste pela linha imaginária que se inicia na Ponta das Laranjeiras e segue pelo divisor de águas de microbacias das praias de Taquarinhas, das Taquaras, do Pinho e do Estaleiro, daí seguindo ao leste pelo divisor de águas da praia do Estaleirinho, que forma o limite sul desta APA, até a ponta do Malta, no limite com o Município de Itapema.

https://www.clickcamboriu.com.br/geral/meio-ambiente/2019/04/plano-de-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.