VOLTAR

Plano de Manejo da Flota é elaborado com a participação das comunidades

IEF - http://www.ief.ap.gov.br
06 de Dez de 2011

A Coordenadoria de Acesso aos Recursos Florestais (CARF) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) finaliza, no período de 8 a 18 de dezembro, a primeira etapa do Plano de Manejo da Floresta Estadual do Amapá.

Três equipes receberam a missão de visitar os dez municípios de abrangência da Flota, sendo eles: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

Em cada município visitado, haverá uma reunião com as lideranças e a comunidade em geral, onde será apresentado o Plano de Manejo da Flota, esclarecimentos sobre o que é uma Unidade de Conservação, além da apresentação do Conselho Gestor.

De acordo com o coordenador da Carf, Marcos Almeida, será uma espécie de PPA do Plano de Manejo, o que possibilitará a participação direta da comunidade. "O principal objetivo da visita aos municípios é proporcionar a integração entre IEF e as comunidades, promovendo um marco na administração do Instituto, que pela primeira vez, desde a sua criação, constrói um plano com a participação da população", destacou.

A primeira etapa do Plano de Manejo foi divida em três fases, sendo a primeira realizada de 9 a 17 de novembro, a segunda de 23 de novembro a 2 de dezembro, finalizando com esta fase, que envolve identificação, divulgação e mobilização dos atores como instituições governamentais, não governamentais e comunidades.

O que é o Plano de Manejo?

É um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/84

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.