VOLTAR

Plano de Gestão da Resex do Rio Gregório está disponível para consulta pública

CEUC - www.ceuc.sds.am.gov.br
27 de Abr de 2010

O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), orgão vinculado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) torna público para constribuições da sociedade, o Plano de Gestão da Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Gregório, localizada nos municípios de Eirunepé e Ipixuna.

A realização da consulta pública tem o objetivo de assegurar a ampla participação popular dos diferentes segmentos sociais, para que possam contribuir com sugestões e informações e ainda, garante o caráter participativo que as Unidades de Conservação requerem para o alcance de seus objetivos e efetiva implementação.

O Plano de Gestão da Reserva Extrativista do Rio Gregório é um instrumento de planejamento voltado para a gestão da Unidade de Conservação e será utilizado pelos moradores, técnicos do governo, pesquisadores e toda a sociedade interessada. Representa também, o cumprimento de uma etapa exigida para a implantação do Sistema Estadual e Nacional de Unidades de Conservação (SENUC) e das políticas para Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.

O documento é resultado do trabalho técnico da equipe do Governo do Estado, especialistas, instituições parceiras e participação social dos moradores da Resex. Além, de reunir informações sobre o diagnóstico socioeconômico e ambiental, sistematizadas a partir de pesquisas realizadas na área, assim como, os resultados das Oficinas Participativas realizadas com a comunidade para definição do zoneamento e das regras de uso dos recursos existentes na Resex.

A plano estará disponível no site do CEUC no link "Unidades de Conservação" - "Planos de Gestão", durante 15 dias para consulta pública.

Resex do Rio Gregório

A Reserva Extrativista do Rio Gregório foi criada pelo Decreto estadual N 26.586, de 25 de abril de 2007, detém uma área de 305.268,47 hectares. Cerca de 181 famílias, no total de aproximadamente 1.100 pessoas são beneficiadas na Unidade, cujo o meio de subsistência baseia-se no agroextrativismo.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/index.php?option=com_content&view=article…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.