VOLTAR

Plano Amazônia Sustentável terá novo modelo de financiamento

Site do PT-Brasília-DF
18 de Nov de 2003

Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Integração Nacional, Ciro Gomes, apresentaram nesta segunda-feira (17), na abertura do Encontro Anual do Programa de Meio Ambiente da Usaid/Brasil, as linhas gerais do Plano Amazônia Sustentável (PAS), que se encontra em fase de elaboração. Marina e Ciro anunciaram que o PAS adotará novo modelo de financiamento para empreendimentos na região, os quais terão de, obrigatória e antecipadamente, revelar-se ambientalmente sustentáveis.

O encontro, que se realiza no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, foi aberto pelo diretor da Usaid-Brasil, que se referiu ao "fato inédito" da presença de dois ministros do governo federal naquele fórum anual. O evento conta com a presença de observadores de organismos internacionais e de dezenas de organizações-não-governamentais (ONGs) ambientalistas nacionais e estrangeiras.

Segundo o ministro Ciro Gomes, as linhas temáticas do Plano Amazônia Sustentável são as seguintes: produção sustentável com inovação tecnológica, inclusão social e cidadania, infra-estrutura para o desenvolvimento e novo padrão de financiamento.

A ministra Marina Silva, por sua vez, informou que o PAS - em elaboração por um Grupo de Trabalho Interministérial coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e tendo na secretária-executiva o Ministério do Meio-Ambiente - deverá ser encaminhado à apreciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em mais 30 dias. Em seguida, a proposta será submetida a um amplo debate da sociedade civil.

A Região Amazônica, de que trata o PAS, tem 12 milhões de habitantes (8% da população do País), 45% do território nacional e um PIB que, em 199, era de R$ 24 bilhões (4,5% do PIB brasileiro).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.