VOLTAR

Planejamento Estratégico encerra atividades destacando os departamentos administrativos da SESAI

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
06 de Fev de 2012

Depois de quatro dias de debates, sugestões e amplo trabalho das esquipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e integrantes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) se encerrou neste domingo (5), em Brasília (DF), a oficina de Planejamento Estratégico para 2012.

Neste último dia de reunião os Chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e presidentes de Condisi ouviram as atribuições de todas as áreas estratégicas que compõe o organograma da SESAI.

Foram apresentados os resultados de 2011 e novos projetos para 2012 dos Departamentos de Gestão da Saúde Indígena (DGESI) e de Atenção à Saúde Indígena (DASI). Também foram apresentadas as coordenações Geral de Planejamento e Orçamento(CGPO) e de Desenvolvimento de Pessoas para Atuação no Contexto Intercultural (Codepaci). Além desses, as instâncias de Controle Social, Gabinete (e Comunicação Social) foram apresentados aos participantes.

O Secretário da SESAI, Antônio Alves de Souza, destacou o empenho de todos os participantes durante os dias de intenso trabalho. "O trabalho durante todos esses dias permitiu que todos nós tivéssemos uma visão do que está acontecendo em cada região. Claro que as dificuldades existem e ainda existirão, mas como foi dito, estamos plantando para poder colher mais adiante. E esse trabalho realizado aqui demonstrou que estamos no caminho correto", destacou.

Gabinete/Comunicação Social

A Chefe de Gabinete da SESAI e Coordenadora da Comunicação Social, Verbena Melo Gonçalves, explicou sobre a importância da valorização das ações de saúde e divulgação dos trabalhos em consonância às diretrizes do Ministério da Saúde. Ela ressaltou o reforço da equipe de comunicação e o trabalho intenso com os veículos de comunicação que visam atingir não só os colaboradores da saúde indígena, mas também levar informação à própria comunidade, por meio de informativos, internet e rádio.

DASI

Entre as principais ações do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, foram destaques a qualificação das equipes que conseguiram efetivar trabalhos importantes, como testes rápidos de HIV e Sífilis, saúde bucal indígena, programas de saúde da criança e mulher indígena, além do início de implementação das novas redes de saneamento básico em aldeias. A diretora do DASI, Irânia Marques, ressaltou os novos projetos para 2012. Como a efetivação do cuidado integral, observando as práticas de saúde e medicinas tradicionais, com controle social, garantindo o respeito às especificidades culturais.

DGESI

Para o diretor do DGESI, Fernando Rocha, o grande destaque do Departamento de Gestão da Saúde Indígena foram as capacitações, principalmente, nas áreas de gestão documental, recursos humanos e logística. Ele destacou a mudança na fiscalização do abastecimento de combustível, por meio do Ticket Car (que garante maior controle sobre os gastos de combustíveis). Além disso, foi ressaltado novos sistemas de informação que darão mais agilidade no trâmite administrativo. Destaque também para ações previstas para 2012 com a implementação do Cartão Nacional do SUS indígena e o programa de capacitação online por meio do Telesaúde. Em seguida foram apresentados os números do orçamento da SESAI para o ano de 2012.

Controle Social

A assessora para o Controle Social, Bianca Coelho, ressaltou as atribuições da área junto às comunidades indígenas. Destaque para o fortalecimento das instâncias do controle social, por meio do Condisi e conselhos locais de saúde. Ela ressaltou as dificuldades durante o ano de 2011, mas que com esforço de todos os envolvidos conseguiu-se reorganizar alguns Condisi, aumentar o número de reuniões e regularizar 22 mandatos de Presidentes por meio de eleições. Para 2012, ela espera que com a inclusão digital nos 34 DSEIs possa melhorar a participação indígena nas ações de atenção à saúde indígena por todo o país.

Codepaci

Foram destaques na apresentação da coordenadora Alessandra Javoski, o sucesso na inserção de mais de 300 novos colaboradores da SESAI por meio de contratação direta nos estados de Amapá e Rio Grande do Sul. Além disso, ela destacou o grande desafio para uma série de capacitações em várias áreas da Secretaria e o redimensionamento da força de trabalho para o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Atualmente, com apenas um ano de existência da SESAI, foi possível aumentar o número de colaboradores para mais de 60%.

CGPO

O coordenador geral de planejamento e orçamento, Deo Costa, fez um breve relato sobre as ações de competência da CGPO. Listou que a área é responsável por estabelecer, junto a equipe de gabinete, os planos de orçamento e planejamento administrativo-financeiro da SESAI. Ele também demonstrou aos gestores dos DSEIs e conselheiros distritais o valor total do orçamento da Secretaria, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) que é R$ 684,5 milhões.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.