VOLTAR

Pista clandestina em APA de Maricá será destruída

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br
25 de Fev de 2010

Uma pista de pouso clandestina que funcionava dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá será destruída com explosões por agentes da Secretaria Estadual do Ambiente nesta sexta-feira (26/02), às 14h. A pista foi descoberta, na última quarta-feira (24/02), na área da restinga, a partir de uma denúncia. A operação será coordenada pessoalmente pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, e pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

A ação integrada terá também a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maricá, Alan Novais, ainda não se sabe qual a finalidade da pista.

Agentes do Bope, da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e funcionários da Prefeitura trabalharão na destruição total da área. Serão cavadas valas transversais para impedir a utilização futura da pista e realizados estudos para recuperar a região com espécies típicas da restinga.

Além disso, serão retiradas carcaças abandonadas de automóveis. Será apresentada, ainda, a solução para um problema que vinha afetando a Área de Proteção: um buraco feito por antigos extratores ilegais de areia que hoje se encontra em terreno de propriedade da Infraero. A empresa se comprometeu a recuperar o local baseada em solução técnica a ser elaborada pelo Inea.

Ponto de Encontro: Estrada do Boqueirão, na entrada da Comunidade Tradicional Zacarias, depois da ponte. Sexta-feira (26/02), às 13h.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.