VOLTAR

Pintados para a guerra / O Brasil tem fome? Culpa dos Índios

Folhetim (São Paulo-SP)
Autor: Jaime Klintowitz/ Aracy Lopes da Silva
20 de abr de 1980

Dupla reportagem. Em "Pintados para a guerra", Jaime Klintowitz apresenta uma história sobre os Xavante desde o início da década de 1950, quando as comunidades xavante eram vítimas de massacres consecutivos e tinham suas terras usurpadas pelos fazendeiros, até dezembro de 1979, quando o presidente Figueiredo assinou decreto que demarcava Parabubure.
Em "O Brasil tem fome? Culpa dos Índios", a antropóloga Aracy Lopes se atenta ao discurso dos fazendeiros do município de Barra do Garças (MT). Segundo ela, há na palavra de vários porta-vozes dessa categoria um mecanismo inversão em que o criminoso se transforma em vítima e conta com a proteção de homens ligados a poderes públicos. Além disso, se baseiam na afirmação de que o crescimento econômico e o aumento da produção significam necessariamente aumento da qualidade de vida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.