VOLTAR

Pilotos de quadriciclo são multados após circularem por praias da APA Costa dos Corais, em Alagoas

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: AL TV
01 de Mai de 2019

Pilotos de quadriciclo são multados após circularem por praias da APA Costa dos Corais, em Alagoas
01/05/2019 18h58

Por AL TV

Grupo foi autuado e multado pelo ICMBio e pelo IMA.

16 condutores de quadriciclo são multados por crime ambiental em Alagoas

Órgãos ambientais autuaram e multaram um grupo de pilotos de quadriciclos que estava trafegando pela faixa de areia de praias que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas. A passagem de veículos pela região é proibida.

O flagrante do crime ambiental foi feito por um taxista, que filmou a passagem do grupo pela praia de Porto de Pedras utilizando quadriciclos de grande porte, conhecidos como UTV. Logo após a denúncia, o Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) iniciaram as buscas pelo grupo.

"Nos encontramos em Passo do Camaragibe e tivemos a informação que eles [os pilotos] estavam indo para Carro Quebrado. Fomos para lá, mas já tinham saído em direção a Maceió. A gente abortou a operação e ficamos aguardando a denúncia", explica Genival Porciono, técnico de fiscalização ambiental do IMA.

Na tarde desta quarta-feira (1o) o mesmo grupo foi localizado passando pela Praia do Francês, em Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió. Eles foram abordados por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, que já estava em alerta.

Os fiscais do IMA e do ICMBio foram até o local e encontraram os pilotos no hotel onde estavam hospedados. Eles foram autuados e multados individualmente. O valor da multa não foi divulgado, e os pilotos têm direito de defesa.

Segundo o ICMBio, o grupo está fazendo uma expedição pelo litoral, que começou pelo Maranhão. A equipe da TV Gazeta tentou falar com os pilotos, mas eles não quiseram gravar entrevista.

"Além do risco da desova de tartarugas, existe todo o ecossistema que pode ser afetado pelo tráfego desses veículos. Por isso sempre fazemos a fiscalização, para evitar que isso aconteça", diz Genival.

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2019/05/01/pilotos-de-quadricic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.