VOLTAR

Pianko assume Secretaria dos Povos Indíginas

A Tribuna -Rio Branco-AC
17 de Fev de 2003

No momento em que a administração do governador Jorge Viana concentra esforços, no sentido de garantir um Acre economicamente viável, baseado no desenvolvimento sustentável e alicerçado no conceito da florestania, nomeia e dar posse ao principal líder político da nação Ashaninka, Francisco Pianko (pronuncia-se Piañta), na secretaria extraordinária dos povos indígenas e assina os decretos de criação do Conselho Estadual de Políticas Indígenas e o Fundo de Desenvolvimento Indígena do Acre, para gerenciar as políticas públicas voltadas às 16 etnias do Estado.

"No primeiro mandato, nós criamos o governo da floresta e, sem nenhuma modéstia, avançamos muito e agora estamos trabalhando para dar condições para a implantação de uma verdadeira sociedade da floresta. Esse ato de posse do Francisco é um passo importante e histórico nesse sentido", disse Viana na posse.

A posse de Pianko, aliás, foi uma das mais prestigiadas do governo de Jorge Viana. Estavam lá, no salão nobre do Palácio Rio Branco, além do governador, do vice e seus principais secretários, parlamentares, representantes de todos os povos indígenas do Acre, lideranças do movimento indígenas, representantes das organizações governamentais e não- governamentais, que trabalham em defesa da causa indígena, empresas que trabalham parcerias com tribos acreanas, além do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Irineu Roberto Marinho, herdeiro das Organizações Globo, além de vários empresários cariocas, entre eles Bia e João Saldanha, que trabalham com couro vegetal da Amazônia, produzido em aldeias indígenas do Acre e sul do Amazonas.

No discurso de posse, Francisco Pianko disse que sua nomeação é o resultado de um processo de construção e defesa da causa indígena que não é só seu, mas de todos os povos daqui. "Nós vamos buscar, cada vez, mais a unificação desses povos, respeitando as diferenças de cada um. É um desafio assumir a secretaria, mas há uma certeza: ela estará aberta a todos, do mais distante aos mais próximos. Assumo com a disponibilidade de aprender, pois tenho muito que aprender com cada um de vocês", disse Pianko,

O novo secretário tomou posse vestido com os trajes tradicionais de sua tribo e com pintura no rosto, que, segundo ele, simboliza a alegria da concretização do sonho das tribos em ter um espaço verdadeiro no governo para lutar na defesa de suas causas. Depois da posse, um grupo de Ashaninkas - a maioria irmãos e primos de Francisco - tocaram e dançaram no hall de entrada do Palácio para celebrar, bem no seu estilo, uma das mais importantes conquistas dos povos indígenas do Acre, desde a revolução acreana, há cem anos.

"O Chico (Chico Mendes) criou a aliança dos povos da floresta, lá atrás. Nós agora no governo estamos fazendo o governo da floresta para a implantação da verdadeira sociedade, sonhada por esses povos. Vamos entrelaçar as causas dos brancos e dos índios numa só corrente, aliançada na florestania. Essa é a revolução que precisamos fazer nos 100 anos do Estado do Acre e da comemoração da conquista desta terra pelos nossos antepassados", disse Jorge Viana.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.