VOLTAR

PF vai apurar ação da Funai em área Kayapó

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Autor: Edson Luiz
30 de Set de 2000

A Polícia Federal irá abrir um inquérito para apurar o envolvimento dos madeireiros com os funcionários da Funai, no episódio em quem agentes do Ibama, da Funai e da Polícia Federal, ficaram retidos, pelos Kayapó, na aldeia Puicararanga, no sul do Pará. Esses agente iriam fiscalizar e impedir a retirada de madeira extraída ilegalmente da terra indígena.

A operação de fiscalização foi abortada quando o grupo ficou retido. A Funai declara que não houve sequestro, mas o chefe do posto da Funai em Redenção, Tokran Kayapó, disse que o grupo não tinha permissão de partir sem a anuência dos índios. Os índios queriam que o governo enviasse o dinheiro referente a um leilão de madeiras apreendidas em suas terras, que ocorreu em 1996. O grupo foi libertado, mas a exigência dos índios não foi atendida.

A equipe havia recebido denuncias de que havia extração ilegal de madeira, mas ao chegar na aldeia nada encontrou, o que fez com que os Policiais Federais desconfiassem de que as toras de madeira estavam escondidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.