VOLTAR

PF suspende retirada de índios em fazenda de MS pela terceira vez

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro- RJ
Autor: Arnor Ribeiro
31 de Jan de 2002

A Polícia Federal (PF) suspendeu, pela terceira vez, a retirada de cerca de 300 índios das etnias guarani e caiuá da fazenda Fronteira, no município de Antônio João (MS), fronteira com o Paraguai. Os indígenas ocupam, há mais de três anos, 30 hectares da propriedade.
O cancelamento da operação foi comunicado à Justiça Federal pelo delegado da PF em Ponta Porã, Adelar Anderle. A desocupação aconteceria nesta quarta-feira. Apesar da decisão da Justiça Federal, de reintegração de posse, não ter sido revogada, não foi definido oficialmente nova data para o cumprimento da ordem judicial.
Por orientação do Ministério da Justiça, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio da Costa Alvarez, foi a Mato Grosso do Sul acompanhar as negociações em torno do impasse. O governo federal determinou que se busque entendimento entre os índios e a família Queiroz, que é proprietária de outras duas áreas - fazendas Cedro (1.141 mil hectares) e Barra (1.354 mil hectares) - também reivindicadas pelos índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.