VOLTAR

PF retira equipamentos e invasores de área indígena

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
30 de Abr de 2002

O superintendente da Polícia Federal em Rondônia (PF), Marcos Moura, apresentou ontem de manhã parcial da megaoperação que a instituição deflagrou para a retirada de garimpeiros da reserva indígena Roosevelt, localizada próximo aos municípios de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno, Cone Sul do Estado.
Em pouco mais de cinqüenta dias de operação, a PF já prendeu em flagrante e indiciou 25 pessoas, mais 15 somente indiciadas e 7 cumprimentos de prisão preventiva, dentre eles 3 funcionários públicos e quatro caciques Cinta Larga, que estavam dando cobertura aos garimpeiros dentro da reserva Rooselvelt.
Os objetos apreendidos também não foram poucos. Desde o dia 20 de março, 8 caminhões, 7 tratores, 8 veículos de marcas variadas, 33 motores, 13 bombas d'água, 13 resumidoras, 53 tambores de 200 litros, 18 balsas e 04 armas de fogo formam a lista de materiais apreendidos na megaoperação.
Segundo o superintendente Marcos Moura, as armas foram apreendidas nas mãos dos índios Cinta Larga. Os quatro caciques presos já estão em liberdade e devem ajudar os policiais a identificar os pontos de intrusão de garimpeiros dentro da reserva que ocupa uma área de mais de 2,5 mil metros quadrados.
Os objetos estão à disposição da Justiça e devem ser leiloados após conclusão dos processos que apuram a exploração ilegal de minérios dentro da reserva. Os policiais apreenderam também 3.245 pedras preciosas (diamantes) em poder dos garimpeiros. Até agora foram instaurados 44 Inquéritos Policiais (IPLs).
De acordo com o superintendente, já há notícia de que garimpeiros estejam incitando a volta à reserva de outros invasores, o que pode culminar com uma tragédia

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.