VOLTAR

PF prende índio em roça de maconha

Diário de Pernambuco-Recife-PE
06 de Nov de 2003

Um integrante da tribo Truká foi preso na madrugada de ontem durante uma operação policial de erradicação de três plantios de maconha no município de Cabrobó, no Sertão do Estado. Elson José do Nascimento, 24 anos, foi detido por cerca de 15 agentes das polícias Federal e Militar em uma roça localizada na Ilha de Assunção, no Rio São Francisco, onde foram incinerados 6.472 pés da erva prontos para colheita.

Segundo informações da Delegacia da Polícia Federal em Salqueiro, a região onde a droga foi localizada está situada em território da etnia e encontra-se sob o domínio do índio Carlos Jardiel de Barros, que é foragido da Justiça. Segundo o superintendente da PF em Pernambuco, Wílson Damázio, os pés de maconha apreendidos representam cerca de 2,5 toneladas da droga, que seria vendida por aproximadamente R$ 500,00 o quilo.

De acordo com o agente da PF Antônio Teixeira, que participou da abordagem, os policiais esperavam encontrar Carlos Jardiel, mas acabaram prendendo apenas Elson em flagrante. "A prisão dele (Carlos Jardiel) é uma questão de honra para nós. Ele fugiu do Presídio de Cabrobó levando vários fuzis 762-FAO da Polícia. Ele chega a exibir o armamento livremente na região", declarou o agente.

O administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Manoel Lopes, afirmou que a participação de uma pequena parte da tribo no narcotráfico está prejudicando toda a aldeia. "Eu diria que 99% dessa comunidade é formada por pessoas de bem. Essa pessoa presa faz parte um grupo restrito que está expulsando e ameaçando as lideranças da tribo", relatou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.