VOLTAR

PF prende caçadores que atuavam em terras indígenas no Juruá

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Francisco Rocha
04 de Fev de 2013

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de vereador.
Barco, arma, munição e animais foram apreendidos com os suspeitos.

Quatro caçadores ilegais foram presos, no município de Marechal Taumaturgo, no Alto Juruá, por agentes da Polícia Federal e fiscais da Fundação Nacional do Índio (Funai), na última sexta-feira (1).

Na manhã desta segunda feira (4) a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de um vereador do município, suspeito de cooperar com os caçadores. O parlamentar, que não teve o nome revelado, estaria fazendo estoque de animais abatidos e vivos em sua residência.

A pesar da denúncia, a polícia não encontrou nada na casa do suspeito. No entanto, a Funai disse que vai continuar as investigações até que todo o grupo de caçadores que vinham invadindo as áreas de preservação e as terras indígenas no Juruá sejam desarticulados.

Com os caçadores, os agentes apreenderam arma, munição, vários animais vivos e também abatidos que seriam comercializados.

A coordenação Regional da Funai, em Cruzeiro do Sul, informou que há muito tempo pessoas estavam invadindo a terra indígena Kampa, do Rio Amônia, do povo Ashaninka, e a reserva Extrativista do Alto Juruá, praticando a caça ilegal e comercializando no município.

O grupo já vinha sendo investigado há cerca de um mês pela Polícia Federal. O coordenador Regional da Funai, Luiz Valdenir Silva de Souza, explicou que os índios estavam sendo ameaçados pelos caçadores, caso tentassem intervir em suas ações. Diante da notícia, a Funai buscou o apoio da Polícia Federal para combater a ação criminosa.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/02/pf-prende-cacadores-que-atu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.