VOLTAR

PF prende 47 palmiteiros em área indígena de Mato Grosso

Midia News-Cuiabá-MT
18 de Jan de 2002

Agentes da Polícia Federal prenderam ontem 47 pessoas que extraiam palmito ilegalmente na Reserva Indígena Zoró, localizada em Rondolândia, a 1.310 quilômetros de Cuiabá, norte de Mato Grosso. Mais 11 palmiteiros devem ser presos a qualquer momento e responder pelos crimes de extração ilegal e invasão de áreas indígenas. Cinco mil quilos de palmito extraídos da reserva foram apreendidos.

Comandada pelo delegado César Augusto Martinez, a equipe da PF de Mato Grosso está em Ji-Paraná (RO) e deve concluir a operação nos próximos dias. Com base na denúncia, a PF vasculha uma área de 344.789 mil hectares - total da reserva indígena - onde vivem 280 índios zorós.

Em várias reservas indígenas a atividade extrativista é um problema constante. Conforme pesquisas, o Brasil é responsável pela produção de 95% do palmito consumido no mundo, cerca de 70 mil toneladas, número que não é preciso, pois a extração ilegal é uma prática freqüente.

Hoje, a maioria do palmito que abastece este mercado é o assai, produzido na região amazônica, produto de baixa qualidade por ser muito fibroso e que apresenta problemas sanitários durante o processo de envase.

O mercado enfrenta um questionamento crescente, pois a extração do palmito nativo é uma ameaça constante à sustentabilidade biológica das áreas de preservação ambiental, provocando inúmeros conflitos de invasão para extração ilegal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.