VOLTAR

PF monitora volta de índios e a interação com posseiros

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
Autor: Daniel Pettengill
14 de Ago de 2004

Uma equipe da Polícia Federal está de prontidão na reserva indígena Suiá Missú para acompanhar o retorno dos índios xavante à área, disputada com posseiros há pelo menos cinco décadas.

A operação tem o objetivo de cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que a etnia tem o direito de ocupar os 160 mil hectares da fazenda. A decisão judicial não exige que as centenas de famílias de posseiros que vivem há vários anos no local sejam expulsas.

Mas o convívio entre índios e posseiros pode causar novos conflitos na área.

"É claro que os posseiros não ficaram satisfeitos com a decisão, mas essa batalha deve continuar restrita à Justiça. Há espaço para todos lá", afirma o delegado José Vilela, que acompanha a operação em Barra do Garças.

No início da semana, os agentes apreenderam, com o apoio de fiscais do Ibama, um caminhão carregado com madeira extraída da reserva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.