VOLTAR

PF mira grupo suspeito de extrair ouro de reservas indígenas e vender nos Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes

CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br
Autor: Elijonas Maia
22 de Jun de 2023

Investigação também apura possível lavagem de dinheiro e ativos de origem ilícita do grupo, além da hipótese de que o ouro extraído ilegalmente era declarado por meio de documentos falsos

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (22) uma operação contra a atuação de uma organização criminosa dedicada à extração, comercialização e exportação ilegais de ouro extraído de reservas indígenas e unidades de conservação federais. A PF também investiga a lavagem de dinheiro e ativos de origem ilícita do grupo.

Nesta etapa, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Goiânia (GO) e em cinco municípios do Pará.

A polícia investiga a hipótese de que o ouro extraído ilegalmente de reservas indígenas e unidades de conservação vinha sendo "esquentado", mediante documentos falsos, nos quais o grupo declarava origem diversa da real, como se o metal tivesse sido extraído de área autorizada.

O ouro extraído ilegalmente no Pará, em grandes garimpos do grupo criminoso na divisa com a Terra Indígena Kayapó, em Bannach (PA), por exemplo, vinha sendo exportado para empresas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Itália, segundo a PF.

Entre os principais suspeitos e indiciados, a PF identificou garimpeiros ilegais, compradores de ouro, "laranjas" e indivíduos que assumiram empresas do grupo ou receberam recursos milionários.

A PF não cumpriu mandados de prisão nesta fase da operação. Os investigadores reúnem elementos para o inquérito policial e posterior indiciamento.

Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por crimes contra a ordem econômica - usurpação; pesquisa/lavra/extração de recursos minerais sem autorização/permissão/concessão ou licença; lavagem de bens, dinheiro e ativos; falsidade ideológica e pertencimento a organização criminosa, cujas penas somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pf-mira-grupo-suspeito-de-extrair…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.