VOLTAR

PF mira empresário e cantor que lucraram milhões com garimpo em terra Yanomami

O Tempo - https://www.otempo.com.br
Autor: Renato Alves
04 de Dez de 2023

PF faz operação contra financiamento e logística de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, que envolve cantor e "empresário do ramo musical, de expressão nacional"

Por Renato Alves Publicado em 4 de dezembro de 2023 | 14h08 - Atualizado em 5 de dezembro de 2023 | 16h34

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (4) uma operação contra um esquema de financiamento e logística de garimpo ilegal na terra indígena Yanomami. Entre os alvos estão um empresário do ramo musical, de expressão nacional, apontado como um dos responsáveis pelo núcleo financeiro dos crimes, e um cantor, que recebeu ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada.

A PF não divulgou os nomes, mas batizou a operação de Disco de Ouro justamente por envolver personagens do mundo da música. Agentes cumpriram dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Boa Vista (RR), Mucajaí (RR), São Paulo (SP), Santos (SP), Santarém (PA), Uberlândia (MG) e Itapema (SC). Também foi determinado o sequestro de mais de R$ 130 milhões dos suspeitos. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Roraima.

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da Terra Indígena Yanomami que se encontravam depositadas na sede de uma empresa investigada e estariam sendo preparadas para remessa ao exterior.

O inquérito policial indica que o esquema seria voltado para a "lavagem" de cassiterita retirada ilegalmente do território indígena, no qual o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba (PA), e supostamente transportado para Roraima para tratamento. "As investigações apontam que tal dinâmica ocorreria apenas no papel, já que o minério seria originário do próprio estado de Roraima", diz a PF em nota.

https://www.otempo.com.br/politica/judiciario/pf-mira-empresario-e-cant…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.