VOLTAR

PF investiga roubo de madeira por peruanos

O Globo, O País, p. 10
Autor: Jairo Barbosa
27 de Set de 2004

PF investiga roubo de madeira por peruanos

Jairo Barbosa

Madeireiros peruanos invadiram a terra indígena de Kampa do Rio Amônea, em Marechal Taumaturgo, no Acre, de onde estão retirando da floresta brasileira cedro e mogno - madeiras protegidas por lei. A invasão peruana vem sendo denunciada há meses pelos índios Ashninka, donos das terras. A denúncia foi confirmada na última semana pela Polícia Federal, que está na região realizando a Operação Mogno 3. Do lado brasileiro, os policias federais encontraram estradas abertas na floresta por onde os madeireiros transportam a madeira para o lado peruano.
Neste fim de semana, durante um sobrevôo na faixa de fronteira, a PF identificou dois depósitos com toras de madeira e dois acampamentos em plena selva brasileira.
Na semana passada, alguns líderes Ashninkas estiveram em Brasília e ratificaram a denúncia à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A PF está com dois helicópteros do Exército e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a operação termina na próxima quarta-feira.

O Globo, 27/09/2004, O País, p. 10.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.