VOLTAR

PF investiga acampamento no Brasil

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
06 de Nov de 2003

Índios revelam ação das Farc

A Polícia Federal iniciou nesta semana uma operação para investigar a existência de um acampamento de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território brasileiro. A investigação começou depois que índios baniuas disseram nesta semana à PF, que, há três meses, descobriram o acampamento. Segundo os índios, o acampamento está a um dia de caminhada (cerca de 30km no meio da mata) de sua aldeia, que fica na localidade a de Tunuí-Cachoeira. A comunidade fica perto da divisa com a Colômbia. Os índios dizem ter descoberto os guerrilheiros após atravessaram a Serra do Caparro para garimpar ouro. Na comunidade vivem 40 famílias, e a garimpagem é um dos meios de sobrevivência dos índios. Além do acampamento, esses índios dizem ver durante as noites e os dias nublados a movimentação de aeronaves - supostamente de traficantes - passando sobre suas casas.

Na mesma região de Tunuí-Cachoeira, denominada de 'Orelha' da Cabeça do Cachorro, caças da Força Aérea Brasileira (FAB) bombardearam ontem, em operação conjunta da Aeronáutica com a Polícia Federal, uma pista clandestina, também em solo brasileiro, que estaria sendo utilizada por narcotraficantes para deslocar cocaína dos laboratórios da Colômbia para a Europa e os Estados Unidos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.