VOLTAR

PF inicia retirada de garimpeiros da TI Roosevelt

Folha de São Paulo-São Paulo-SP
Autor: Andréa de Lima
16 de Fev de 2001

A Polícia Federal vai iniciar a operação de retirada dos cerca de mil garimpeiros da TI Roosevelt, em Espigão d'Oeste/RO. A operação pode começar a qualquer momento.
"Começamos a bloquear o acesso de alimentos à área indígena dos Cinta Larga, o que está causando a saída espontânea de alguns garimpeiros, mais ainda faltam muitos e pode haver confronto"disse o superintendente da PF no estado, José Ivan Ghumarães Lobato. Segundo ele, além dos garimpeiros de várias partes do país, há fortes indícios de que estrangeiros, prostitutas e traficantes também estejam na região.

Lobato disse que aguarda a chegada de pelo menos cem agentes federais, de equipamentos (quatro helicópteros e tratores) e de verba do governo para a operação. O superintendente informou que não pode divulgar a data exata por questões de estratégia.
"Estamos identificando os diamantes apreendidos pela PF. A estimativa é a de que já tenham sido comercializados cerca de R$ 100 milhões", disse o geólogo Airton Oliveira, chefe do 19o Distrito do DNPM em Porto Velho.

O administrador da Funai em Cacoaql, Augusto Silva, afirmou que os índios estavam aceitando R$ 10 mil por cada máquina que entrasse na área de garimpo. Os Cinta Larga, segundo ele, alegaram necessitar do dinheiro.

O presidente da Funai, Glênio Alvarez, assumiu o compromisso de, após a retirada dos invasores, discutir iprojetos de desenvolvimento sustentável com a comunidade indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.