VOLTAR

PF faz operação para destruir balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira

O Globo: https://oglobo.globo.com/
Autor: Bruno Abbud e Eduardo Gonçalves - Brasília
12 de Out de 2022

Ação policial, em parceria com Ibama, tenta desmantelar uma rede de exploração irregular de ouro na região.

A Polícia Federal e o Ibama realizam nesta quarta-feira uma operação para destruir balsas usadas por garimpeiros que atuam ilegalmente no Rio Madeira, em Rondônia e no Amazonas. Imagens da ação a que O GLOBO teve acesso mostram a incineração de pelo menos 15 embarcações ao longo do dia de hoje. A estimativa de policiais ouvidos pela reportagem, reservadamente, é de que aproximadamente 70 barcos do tipo fossem eliminados até a madrugada de quinta-feira.

A partir da análise de imagens de satélite, peritos da Polícia Federal identificaram dragas instaladas no local para explorar ouro. Na semana passada, a PF recebeu alertas emitidos pelo sistema de monitoramento por satélites que fotografam alterações em florestas tropicais. Registradas do espaço, as imagens acusaram um grande número de garimpeiros na região.

Em setembro deste ano, imagens de satélite divulgadas pelo Greenpeace indicaram uma concentração de balsas de garimpo no Rio Madeira que não ocorria desde o ano passado. Segundo a ONG, ao menos 100 balsas estavam ancoradas na região da comunidade de Fortaleza do Bom Intento.

Dois meses antes, em julho, os ativistas haviam rastreado cerca de 20 balsas no mesmo local. Um mês depois, a PF informou ter explodido com dinamites 23 balsas na calha do Rio Madeira.

Em novembro do ano passado, a PF já havia destruído 131 balsas que serviam ao garimpo no mesmo local, segundo a investigação. Na ocasião, o Rio Madeira abrigou uma espécie de "cidade flutuante" formada por mais de 300 balsas de garimpo, enfileiradas na altura do município de Autazes (AM). As imagens captadas por aeronaves tiveram repercussão internacional, o que pressionou o governo a fiscalizar a área.

Ex-presidente do Ibama entre 2016 e 2018, Suely Araújo afirma que a exploração da área por garimpeiros ilegais tem aumentado. Ela defende que é preciso focar no desenvolvimento regional para reduzir desigualdades.

- As balsas de garimpo irregular no rio Madeira são um problema existente há vários anos. As operações de fiscalização são importantes, sem dúvida, mas precisam vir acompanhadas de uma decisão governamental de eliminar os ilícitos ambientais na região - afirma Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima. .

A Polícia Federal informou que só vai soltar balanço da operação após o término das ações. Já o Ibama não respondeu aos questionamentos da reportagem.

https://oglobo.globo.com/brasil/meio-ambiente/noticia/2022/10/pf-faz-op…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.