VOLTAR

PF é acionada para resolver conflito indígena em Aripuanã

Mídianews-MT
Autor: Nelson Francisco
16 de Out de 2001

Equipes da Polícia Federal de Mato Grosso e da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cacoal (RO) estão desde ontem em Aripuanã, a 1.010 quilômetros de Cuiabá, norte de Mato Grosso, para tentar resolver um conflito entre índios da etnia cinta-larga e madeireiros da região. A denúncia foi feita em Cuiabá e a operação só deve ser concluída na sexta-feira, informou o administrador da Funai em Cocal, Laerte Mendes Ferraz.

Palco de vários conflitos entre índios e madeireiros, na região de Aripuanã os pátios estão lotados de madeiras que possivelmente teriam sido retiradas da reserva dos índios. Ainda não se sabe a quantidade de madeira que teria sido explorada ilegalmente na terra dos índios.

"Na última sexta-feira nós fizemos um sobrevôo e percebemos que todos os pátios das madeireiras estão com muita madeira. Todas estão repletas de madeira e a essa madeira pode ter sido retirada da área dos índios", informou Laerte.

A equipe da PF de Mato Grosso está sendo chefiada pelo delegado Marco Aurélio e três agentes federais que trabalham no Estado. Segundo Laerte Ferraz, ocorreu uma briga entre índios e madeireiros, a qual ainda não foi solucionada pacificamente.

Na região, existemn duas áreas indígenas - Parque Aripuanã e Reserva Aripuanã -, onde vivem mais de 300 índios que ocupam 1.609.700 hectares e 743.293,93 hectares, respectivamente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.