Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: TIANA BRAZÃO
27 de Jul de 2004
"Não foi constatada nenhuma invasão de terras por índios na região do Município de Normandia". Esta foi a informação preliminar do delegado federal Eduardo Alexandre Fontes, chefe da Delegacia de Assuntos Institucionais (Delint).
O relatório oficial da equipe que foi até a região verificar as denúncias feitas por arrozeiros deverá estar pronto em dez dias, prazo máximo estabelecido. Mas, antes de ser concluído, a equipe já informou que não foi constatada nenhuma invasão em lavouras de arroz nem destruição de propriedade por parte dos índios. Também não haviam índios armados ameaçando não-índios.
Segundo o delegado, as comunidades indígenas estão construindo suas casas próximo às propriedades dos rizicultores, mas em uma área distante. O delegado não quis entrar em detalhes antes que se conclua o relatório da equipe que acompanhou quatro servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) até o local.
Após a conclusão do documento, reunindo todas as informações necessárias, é que a Polícia Federal fará uma avaliação sobre as providências que poderão ser tomadas pela instituição.
EMPRESÁRIO - O empresário Ivalcir Centenáro, proprietário da Fazenda Mangueira, indignou-se quando soube da informação de que não havia invasão de terras na região. Segundo ele, os indígenas estão construindo as casas de forma rápida. Em quatro dias as barracas são montadas e cobertas com lonas improvisadas, segundo ele.
Ele denuncia que muitos não sabem porque estão no local, apenas foram convidados para "comer churrasco". "Estamos tendo um prejuízo moral, financeiro e material. Daqui a alguns dias vamos precisar colher e não vamos encontrar nenhum caminhoneiro que queira ir para a região", disse.
Segundo ele, os índios estão sendo acobertados por instituições. Os índios estariam abandonando suas casas em outras regiões para mudar-se para a aldeia Novo Jauari.
A Folha tentou contato com o empresário Ivo Barilli, outro denunciante, mas ele estava em uma reunião e até o fechamento desta matéria, por volta das 20h, não foi mantido contato com ele.
CIR - Conforme o Conselho Indígena de Roraima (CIR), as malocas que se encontram próximas às propriedades fazem parte das comunidades que vivem nas regiões da Raposa, Serras, Baixo Cotingo e Surumu, que decidiram fazer uma ocupação na margem do igarapé Jauari, a 180 quilômetros de Boa Vista.
Os indígenas estão construindo uma nova aldeia, a Novo Jauari, que, segundo eles, tem a intenção de conter o avanço das lavouras de arroz irrigado na terra indígena. O CIR publicou uma nota na internet informando que o tuxaua Nelino Galé teria dito que, apesar das liminares da Justiça manterem a redução da área Raposa/Serra do Sol, os povos indígenas vão continuar ocupando a área com retiros e comunidades.
"Aqui é a nossa terra, não queremos voltar a ser escravos. Aqui nós temos a nossa 'liminar', a liminar do índio é viver na terra. Levem essa notícia para os outros 'brancos'", disse o líder Macuxi. Desde o dia 30 de junho, mais de 300 indígenas de quatro etnias das regiões da Raposa/Serra do Sol se deslocam para o local com a intenção de reforçar o movimento. (T.B.)
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.