VOLTAR

PF desmantela esquema de exportação ilegal de madeira

O Globo, O País, p.14
24 de Jan de 2004

PF desmantela esquema de exportação ilegal de madeira
Operação prendeu 11 pessoas; sonegação fiscal chega a R$ 45 milhões

A Polícia Federal prendeu 11 pessoas na maior operação já realizada contra a extração ilegal de madeira no Pará, iniciada na madrugada de ontem. A Operação Feliz Ano Velho, que atingiu nove municípios, teve como alvo os madeireiros que falsificam a Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF), documento emitido pelo Ibama para a retirada e o transporte de madeira de lei.

Com documentos falsificados, os madeireiros conseguiram movimentar grande quantidade de produtos florestais para o exterior, sem pagar impostos. A operação foi realizada em Tailândia do Pará, Tomé Açú, Breu Branco, Paragominas, Marabá, Mãe do Rio, Mojú e Altamira.

Alguns donos de serrarias e madeireiros presos são considerados pela PF laranjas usados num esquema que envolveu R$ 45 milhões em sonegação fiscal, mais de mil autorizações falsificadas e 38 mil metros cúbicos de madeiras movimentados ilegalmente, que funcionaria pelo menos desde 2001.

O Globo, 24/01/2004, O País, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.