VOLTAR

PF deflagra operação contra o desmatamento no Antimary

AC 24 Horas - https://ac24horas.com/
05 de Out de 2021

Agentes da Polícia Federal realizaram na manhã desta terça-feira, 05, a "Operação MUNDO NOVO", cujo objetivo é combater organização criminosa que realizava grandes desmatamentos e queimadas no interior do Projeto de Assentamento Agroextrativista Antimary (PAE ANTIMARY), em Boca do Acre (AM).

A investigação identificou que, além do desmatamento, também ocorria a comercialização ilegal de terras públicas federais. Ao longo dos trabalhos, foram mapeados diversos acampamentos destinados ao cometimento de crimes ambientais. Tais pontos estavam sendo utilizados como bases de apoio para os criminosos.

A Polícia Federal comprovou através de laudo pericial que o desmate realizado pelo grupo criminoso foi de aproximadamente 1.900 hectares (o equivalente a 19 milhões de m²).

Conforme estudos, o custo médio para desmatar 1 hectare é de aproximadamente R$ 1.500,00, ou seja, para proporcionar um desmatamento dessa magnitude foi empenhado quase R$ 3 milhões.

A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e duas prisões temporárias. Os trabalhos contaram com a participação de 30 policiais federais e ainda com o apoio do IBAMA.

Além do Acre, também estão sendo cumpridas medidas judiciais nos estados do Amazonas e em Rondônia, com o auxílio de helicóptero e embarcações.

Os envolvidos responderão pelos respectivos crimes ambientais, além dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Somadas, as penas podem chegar até 28 anos de prisão mais multa.

https://ac24horas.com/2021/10/05/pf-deflagra-operacao-contra-o-desmatam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.